(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

A Embrapa lançou em agosto deste ano um aplicativo para facilitar a gestão do rebanho leiteiro. Chamado de Roda da Reprodução, o aplicativo mostra um quadro físico em meio digital, usado no campo para acompanhar o ciclo de reprodução do rebanho, desde a cobertura até o parto.


O produtor pode visualizar a situação do gado leiteiro com apenas um toque na tela do celular.  O objetivo é facilitar o acompanhamento da situação de cada vaca em um calendário circular anual.


Na roda física, o animal é representado por um ímã colorido, posicionado e movido de acordo com a fase reprodutiva em que se encontra. Seguindo o mesmo padrão, a versão digital representa cada animal por um círculo da mesma cor do ímã, que se movimenta automaticamente pela roda. Dessa forma, o produtor consegue visualizar a qualquer momento a situação reprodutiva do rebanho.

 

O App também oferece agenda para cadastro dos animais e o controle do ciclo de eventos de todos os estágios dos processos produtivo e reprodutivos. Outra novidade é a possibilidade de buscas entre os bovinos cadastrados, e compartilhas as informações por  e-mail ou programas de mensagem instantânea com empregados e outros reprodutores.

Esse recurso é útil para o produtor poder se preparar para eventos e planejamento de visitas de veterinários e técnicos. O Aplicativo vem com uma versão para Android e até o começo do ano de 2017 estará disponível para iOS e será gratuita. No celular a ferramenta consegue atender um rebanho de 100 a 150 animais. No tablet até 200, com versões em português, espanhol e inglês.

Fonte: Portal DBO