(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

Longevidade, fecundidade e precocidade fazem do gado Girolando um produtor de leite em potencial. Esse gado é resultado do cruzamento da raça Gir com a Holandesa e se adapta fácil ao clima tropical do Brasil.

Produtores brasileiros queriam uma raça que fosse capaz de produzir uma grande quantidade de leite, como a Holandesa, mas que aguentasse o clima tropical do país.

O primeiro surgimento do Girolando foi nos anos 40 no vale do Paraíba, estado de São Paulo. Dizem que foi meio por acidente o descobrimento da raça. Um touro Gir invadiu a propriedade vizinha e cobriu algumas vacas da raça Holandesa.

Ao nascerem os bezerros desse cruzamento, os criadores perceberam que eram animais totalmente diferentes e, com o tempo, foram mostrando várias características interessantes.

Além de produzir leite em potencial, o Girolando também é bom produtor de carne. Um cruzamento que deu certo. Alguns produtores consideram como a melhor raça que existe para cria a pasto.

Além de dar uma prole numerosa, a produção de leite pode chegar até os dez anos de idade. Um dos traços mais relevantes é a resistência a parasitas.

O Girolando chega a ser comparado com a raça pura Holandesa.


Gado de pasto
Gado confinado