(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados. Para retirar a lactose  é preciso adicionar ao leite um produto específico que se compra na farmácia e é denominado de lactase.

A lactase é uma enzima que provoca uma hidrólise, reação química de quebra da ligação de uma molécula a partir da adição de uma molécula de água. Os resultados dessa reação na lactose são outros dois açucares, a glicose e a galactose.  Por esse motivo o leite sem lactose é mais adocicado.

Para quem prefere tirar a lactose do leite ao invés de comprar alimentos industrializados que já constam no rótulo “sem lactose”, é preciso seguir a indicação do rótulo do produto comprado na farmácia.

São necessárias apenas algumas gotas da lactase para cada litro de leite. Esse processo demora cerca de 24h e o leite deve ser mantido na geladeira durante esse período. Também é possível utilizar a mesma técnica em outros produtos líquidos como creme de leite, leite condensado e achocolatados líquidos.

A intolerância à lactose traz problemas desagradáveis. Quando o organismo não consegue digerir a lactose presente no leite a pessoa sofre com cólica abdominal, gases e diarreias. Esses sintomas surgem momentos ou horas após a ingestão do leite ou de produtos que contenham leite.