(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

Surgiu na França e leva o nome de um castelo

O creme de Chantilly surgiu por meio do cozinheiro Fritz Vatel por volta de 1661. Ele tinha apenas 26 anos e percebeu que o leite da região de Chantilly, na França, era mais gorduroso e, por isso, mais adequado a ser batido. Vatel acabou transformando o leite em uma pasta vaporosa e densa e adicionou açúcar a essa pasta.

O creme agradou tanto a corte francesa que os senhores palacianos deram ao creme o nome do castelo. Hoje o Chantilly é o creme mais usado nas confeitarias.

Já a combinação clássica de creme chantilly com morango foi inventada pelo marquês Luis de Cussy, responsável pelo cardápio de morangos de Napoleão Bonaparte. Em 1819, ele criou – por ordem do patrão – uma sobremesa que deveria lembrar o sangue de seus homens em guerra com a Espanha e a paz que todos esperavam alcançar. Surgiam os famosos e deliciosos morangos com chantilly.

                                   

Receita de creme de Chantilly

Ingredientes:


500 ml de creme de leite fresco

4 colheres de sopa de açúcar


Modo de preparo: 

- Coloque o creme de leite e o açúcar na batedeira e bata até que o creme comece a fazer ondas. Bata mais um pouquinho, na velocidade mínima até chegar ao ponto (com ondas mais firmes). É preciso prestar atenção, pois, se passar do ponto, vira manteiga. 


Dicas: 

1 - Coloque primeiro as 3 colheres de açúcar e prove depois de ter batido um pouco, se precisar, coloque mais açúcar.

2 - Se for servir com frutas ácidas, como morango, coloque uma colher de chá de essência de baunilha. 

3 - Se for servir com sorvete ou outra coisa doce, coloque gotas de limão, mas com cuidado, depois de ter batido, pois o chantilly pode voltar um pouco.