(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

O requeijão é um produto lácteo tipicamente brasileiro. Surgiu como um subproduto do leite desnatado tido como soro, que era descartado para produção de manteiga.

O desnate era feito em fazendas localizadas próximas a pequenas estações de paradas ferroviárias em Minas Gerais e enviado para indústrias de processamento de manteiga nas cidades polos.

O requeijão é uma variedade de queijo, de consistência pastosa, cuja massa é formada pela nata do leite coalhada sob a ação do calor.

À massa da coalhada são acrescentados creme de leite, água e sal fundente.

Apresenta inúmeros formatos como o de corte, o culinário (envasado em bisnagas e muito utilizado por pizzarias) e o cremoso.

O catupiry é a marca brasileira de requeijão, cujo nome se tornou sinônimo do produto.

Nos centro urbanos é comum encontrar o requeijão em copos, mas no norte de Minas Gerais o requeijão muda de cara. É conhecido como requeijão crioulo, do norte, preto ou ainda baiano. Pode variar de uma massa branca com toques amarelados ou cor de caramelo. Pode ser vendido em blocos. O original mesmo, da região do Serro, é no formato redondo e despejado sobre formas recobertas com folhas de bananeira.

É fato que o requeijão é o queridinho na culinária brasileira.