(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

No dia 24 de junho todos os países do mundo celebram o alimento considerado um dos mais nobres, o Leite.  Consumido desde os primeiros meses de vida esse alimento está presente nas diferentes fases da vida do homem.

O leite tem grande importância na alimentação do ser humano, por isso tem uma data especial no calendário de comemorações.  Ocupa lugar de destaque quando o assunto é nutrição por ser rico em proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais e vitaminas. O cálcio, responsável pela formação dos ossos, é o mineral com grande presença no leite.

Consumir leite faz parte da rotina das pessoas. Saiba algumas curiosidades sobre esse alimento tão importante:

- Vacas não produzem leite somente durante o período de amamentação. Sua lactação começa com o nascimento do bezerro, mas continua  após o desmame, estimulada pela ordenha mecânica e manual.

- Análises históricas revelam que o consumo de leite de vaca, pelo homem, tenha começado há 11.000 anos, com a domesticação dos primeiros animais.

- O alimento mais consumido do mundo é o leite. São consumidos cerca de 480 bilhões de litros de leite por ano seja puro ou em suas variações como iogurtes, queijos, sorvetes e outros derivados.

- Tomar leite contribui para prevenção da obesidade, doenças no coração, diabetes, síndrome metabólica e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

- O consumo de leite quente antes de dormir auxilia no sono. Isso porque o leite contém cálcio que estimula o relaxamento e tripofano, que é convertido pelo nosso organismo em serotonina, que também ajuda a adormecer. 

- Leite é um potencial hidratante. Foi descoberto recentemente que o consumo de leite após os exercícios pode ter efeitos positivos na regeneração e construção dos músculos e hidratação.

- O leite em pó é resultado da “secagem” do leite de vaca. Para isso, o líquido passa por processos que fazem com que a água evapore e ele se transforme no que conhecemos como leite em pó.