(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR
A primeira fazenda flutuante do mundo está sendo construída no porto de Roterdã, na Holanda. É uma plataforma de 1.000 metros quadrados com o objetivo de minimizar a falta de terrenos agrícolas naquele país. 
A ideia da fazenda foi do diretor-executivo da Beladon, Peter Beladon.  Ele ficou preocupado quando visitou Nova York durante a passagem do furacão Sandy que interrompeu o fornecimento de alimentos para a cidade. 
A fazenda flutuante é um projeto ecológico, que vai utilizar energia solar e água da chuva. A coleta de esterco será robotizada. O pasto será iluminado com lâmpadas de led para crescer mais rápido. 
Dois agricultores holandeses vão usar vacas da raça Montbeliarde, que se alimentarão dos pastos que já estão crescendo na plataforma. Eles pretendem produzir 800 litros de leite por dia. Parte da produção será destina para a fabricação de iogurte e queijo. A fazenda será aberta ao público.
A Câmara de Roterdã autorizou a construção da fazenda flutuante em 2016 e a Universidade de Utrecht tinha publicado pouco antes um estudo que afirma que o gado não fica enjoado de estar sob um plataforma.
Essa fazenda experimental funcionará em setembro de 2018 e deverá ser a primeira de muitas nos Países Baixos, segundo a empresa Beladon.