(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

O free-Stall nada mais é do que produzir leite com o gado confinado.

A técnica do free-stall se baseia em um galpão coberto com uma cama de areia para cada animal aonde a vaca irá se levantar exclusivamente para se alimentar e passará o restante do dia deitada ruminando. Os animais ficam nesse local coberto, com alimentação variada e em alta quantidade, com ventiladores e até sistema de aspersão. Um verdadeiro conforto para eles.

Essa modalidade de confinamento ajuda a aumentar a produtividade, facilita o manejo e diminui os gastos com medicação. Sem falar que é possível produzir leite em um espaço menor que os pastos.

Os sistemas de confinamento foram criados a fim de otimizar mão-de-obra, aumentar a concentração de animais por área além de garantir maior produção.

O free-stall, por exemplo, foi criado na década de 1950, nos EUA, e se espalhou rapidamente pelo território americano, principalmente pela sua capacidade de lotação já que é formado por baias individuais, e também por garantir maior limpeza de cama. E o sistema foi copiado por criadores de outros países, como o Brasil. Por aqui muitos produtores estão adotando essa técnica e aprovando os resultados.