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Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, da Universidade Estadual Paulista, desenvolveram uma garrafa plástica que aumenta em oito dias o prazo de validade do leite fresco pasteurizado.

A invenção foi utilizada em uma empresa agropecuária de São Carlos, SP, que comercializa leite em 45 cidades do estado. O material também está sendo testado por outras indústrias de São Paulo e Minas Gerais.

O estudo envolveu a utilização de micropartículas à base de prata, com propriedades bactericida, antimicrobiana e autoesterilizante no plástico das garrafas. Com isso o prazo de validade dobrou. Com essa tecnologia a validade do leite fresco pasteurizado passou de 7 para 15 dias.

A pesquisa foi desenvolvida em conjunto com a NANOX Tecnologia e surgiu através da interação entre professores do CDMF e ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos e Universidade Estadual Paulista.

Para testar a eficácia do material em aumentar o prazo de validade do leite fresco foram realizados testes durante um ano, tanto pela agroindústria fabricante do produto como pela empresa e por laboratórios terceirizados.