(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

O mercado está cada vez mais competitivo e em todos os setores é preciso estar atento a uma palavra muito significativa, a “qualidade”.  Garantir um produto de qualidade é uma necessidade.

Na atividade leiteira não é diferente. A qualidade deve começar no campo e continuar na indústria. Um trabalho árduo, que exige muita atenção e cuidados.  As condições de saúde dos animais ordenhados, o cuidado no armazenamento e no transporte fazem a diferença para garantir um produto sem problemas.

O Brasil é um país que não nega esforços para melhorar a qualidade do leite. O Programa Nacional de Melhoria de Qualidade do Leite tem o objetivo de garantir à população o consumo de produtos lácteos mais seguros, além de proporcionar um maior rendimento para os produtores.

A higiene do animal, do ordenhador e das instalações são ações necessárias para atingir esse objetivo. Para uma correta higienização, os produtores devem limpar e desinfetar as instalações e utensílios utilizados, lavar as mãos antes da ordenha, desinfetar as tetas do animal e realizar testes de mastite, antes da ordenha.

Outra ação importante é a conservação do leite ordenhado em baixas temperaturas. O leite deve ser resfriado em tanques de refrigeração por expansão direta ou em tanques de imersão do latão em água gelada, devendo ser recolhido e transportado por caminhões isotérmicos até o laticínio. Caso o produtor não tenha como resfriar o leite na fazenda, deverá resfriá-lo em um tanque comunitário ou no próprio laticínio, desde que seja entregue, no máximo, 2 horas após a ordenha. Complementando as orientações, os produtores deverão enviar, mensalmente, amostras de leite aos laboratórios credenciados na Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite (RBQL).

Seguindo essas recomendações, os produtores poderão melhorar a qualidade do seu leite e aumentar a sua renda familiar, segundo recomendação do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.