(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR
Um estudo publicado no periódico científico PLOS ONE, afirma que a manteiga não faz mal ao coração e nem aumenta o risco de doenças cardiovasculares. 
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores americanos revisaram nove estudos já publicados, totalizando 636 mil pessoas, de 15 países diferentes, que foram acompanhadas entre 10 e 23 anos.
Os participantes da pesquisa consumiam a quantidade média de manteiga que variava entre 1/3 de uma colher de sopa até três colheres de sopa diariamente.
Os resultados mostraram que uma porção (14 g ou uma colher de sopa) de manteiga por dia estava associado ao aumento de 1% no risco de morte. Por outro lado, a mesma quantidade foi relacionada a uma redução de 4% no risco de diabetes tipo 2. Os autores não encontraram associação entre o consumo do alimento e o diagnóstico de problemas cardíacos.

A pesquisa classifica a manteiga como “no meio do caminho”, ou seja, é improvável que seu consumo faça muito mal à saúde. Resumindo, a manteiga não é totalmente vilã, mas é preciso mais estudos para comprovar se realmente é benéfica para a saúde.