(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

O Queijo Gorgonzola é uma variedade de queijo azul fabricado com leite de vaca. A sua origem é da localidade de Gorgonzola, nos arredores de Milão, na Itália.  Com esse queijo não existe meio termo. Uns amam, outros odeiam.

De sabor agradável e um aroma intenso, o Gorgonzola parece estragado por causa do mofo Penicillium roqueforti, de cor azul esverdeado.

Segundo a história, um queijeiro estava tão apaixonado por uma gorgonzolense que, ao correr atrás dela, se esqueceu de fazer o  queijo strachino. Para que o patrão não percebesse, misturou o leite ordenhado na noite anterior com o da manhã seguinte. As duas coalhadas, com temperaturas diferentes, provocaram bolhas de ar onde se formaram os fungos. E essa acabou sendo a principal característica do Gorgonzola.

A denominação orginal era Stracchino de Gorgonzola.  O crescimento do mofo nesse queijo se completa por volta dos 30 dias de maturação. Nesse momento ele é embalado em papel alumínio inteiro ou em fatias e armazenado sob- refrigeração até o momento ideal para a degustação. Isso leva de 45 a 50 dias.

Na Itália esse é o terceiro tipo de queijo mais consumido. E no Brasil, o Gorgonzola caiu no gosto das pessoas e está presente na culinária brasileira na forma, principalmente, de molho.

Uma curiosidade: são necessários 600 litros de leite de vaca para fazer aproximadamente 60 quilos de Queijo Gorgonzola. Por isso não é tão acessível.

Para qualquer ocasião o Gorgonzola combina com um bom vinho.