(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR
O Fondue original consiste em uma mistura de queijos aquecida sobre uma lamparina ou outra fonte de calor pouco intenso. Essa mistura é acompanhada por pão, batatas noisettes e legumes cozidos ou outras guarnições como frutas, por exemplo. As guarnições são mergulhadas no “fondue” com um garfo comprido e ficam cobertas com o queijo fundido. 
A iguaria teria sido criada no século 16 na Suiça, na região Jura/Savoie. Nessa região fica a cidade de La Chaux-de-Fonds que diz ser o berço do fondue de queijo. A cidade é conhecida essencialmente pela manufatura de relógios. A receita mais antiga encontra-se num livro de cozinha escrito em Zurique em 1699.
Na década de 1950 a fondue entrou nas cozinhas do exército suíço, tornando-se assim conhecida dos soldados, que levaram esta receita para suas casas. Até hoje, a preparação da fondue é considerada como uma "coisa de homem" na Suíça.
Da Suiça, o Fondue ganhou o mundo e foram criadas outras variações, como o fondue de chocolate que faz muito sucesso no Brasil.