(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

Durante o Show Rural realizado em Cascavel, o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR apresentou soluções tecnológicas e os resultados obtidos pelos produtores que participam do “Programa Leite Mais”.

O Programa Leite Mais existe há mais de cinco anos e envolve 32 municípios do noroeste do Paraná.  São 143 produtores de Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí, Umuarama e Toledo.

O objetivo é aumentar, de forma sustentável, a produtividade, a qualidade do produto e a rentabilidade na atividade leiteira, através da prestação de orientação técnica personalizada aos produtores assistidos pelo mesmo, trazendo assim a possibilidade de melhoria na qualidade de vida das famílias produtoras, ampliação da perspectiva de sucessão na agricultura familiar e implantação de sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis. 

Tudo começou em 1988, quando o Iapar e a Emater implantaram na região Noroeste o projeto “Redes de Referências para a Agricultura Familiar”. Durante 10 anos foram testadas e validadas práticas e tecnologias para a bovinocultura de leite.

Os resultados foram validados junto a produtores afiliados à Cooperativa dos Produtores de Leite do Território Entre Rios (Coopeler). Os resultados obtidos no projeto “Redes d Referência” deram a senha para a multiplicação do modelo.

A partir de 2014 o programa ganhou autonomia e passou a ser chamado de “Leite Mais”. “Mais” significa “Modelo de Assistência Técnica de Intensificação Sustentável”.

A Cooperativa de Trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopermais) faz a execução técnica do programa. As propriedades acompanhadas são visitadas mensalmente por um técnico da área de produção animal ou vegetal, que orienta os produtores sobre questões que vão desde o planejamento forrageiro de verão e inverno até a gestão de indicadores técnicos e econômicos.