(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

O queijo canastra é artesanal e feito de leite de vaca cru, ou seja, não é pasteurizado.  O canastra é produzido há mais de duzentos anos na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, distante 350 km de Belo Horizonte.  Ele é primo distante do queijo Serra da Estrela de Portugal, trazido pelos imigrantes na época do ciclo de ouro.
Esse queijo tem um sabor picante e é denso e encorpado. Desde 2008 é patrimônio cultural imaterial brasileiro. O título foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Recebeu também o selo de Indicação Geográfica na modalidade Indicação de Procedência.
O queijo Canastra deve ser consumido curado ou meio curado, com pelo menos uma semana de maturação. Com o passar dos dias, ele adquire uma bela cor dourada e vai enrijecendo de fora para dentro. É boa companhia para uma cerveja gelada, cachaça ou vinho tinto. Também é consumido fresco, com até 4 dias, quando se mostra branco e parecido – e até confundido – com o tradicional queijo Minas industrializado.