(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR
Você sabia que o queijo mais caro do mundo gira em torno de de 1.260 euros o quilo, quase cinco mil reais?

A receita do queijo Pule é guardada a sete chaves em uma fazenda na reserva natural de Zasavica, ao oeste de Belgrado, na Sérvia. Esse queijo é feito com leite de burra, a fêmea do burro e é tão caro por causa  da escassez de leite desses animais e a dificuldade do processo de produção.

Para fazer um quilo de queijo são necessários 25 litros de leite e uma burra dá apenas 20 litros por ano, quase a mesma quantidade que uma vaca leiteira europeia produz a cada 24 horas.
Das 190 burras que vivem na fazenda de Zasavica, apenas 20 estão sempre disponíveis para dar leite e são ordenhadas à mão. A característica própria desse leite faz com que o processo de produção do queijo seja especialmente difícil.

Esse queijo é vendido em pacotes de 50 gramas, que custam entre 50 e 63 euros, dependendo da embalagem, e pode ser adquirido diretamente na fazenda Zasavica ou pela internet. É um queijo muito forte. 50 gramas são suficientes para até dez pessoas.

Não são vendidos mais do que quatro quilos do queijo de burra por ano e os compradores costumam ser turistas estrangeiros que passam pela reserva natural.