(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR
Um equipamento desenvolvido pela Embrapa Rondônia  permite fazer de forma simples, rápida, precisa e barata a avaliação da condição corporal do rebanho leiteiro. É o Vestcore.
O dispositivo formado por duas réguas de 20 centímetros cada uma, com 4,4 centímetros de largura formando uma angulação de 0° a 180° parece um esquadro. É um instrumento simples que pode ser usado pelo produtor rural para monitorar o rebanho.
Atualmente, para se obter dados da condição corporal dos animais é utilizado o método visual, que nem sempre é preciso.  Outra opção são programas de imabem ou ultrassonografia utilizados por profissionais.
O Vetscore foi validado para as raças nelore e girolando, mas deverá ser melhorado para atender todas as raças. O manuseio é fácil e o custo do equipamento é barato. Os pequenos produtores de leite são os maiores beneficiados com essa tecnologia. O resultado pode ser visto na hora. São informações valiosas da condição corporal em função do pré-parto, parto e pós-parto para evitar perdas.