(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é transmitida principalmente por carrapatos e é uma doença que está relacionada ao manejo dos animais.

A anemia e a febre são os principais sintomas, e nos casos mais graves, o animal chega a urinar sangue podendo até morrer. Essa doença pode trazer grandes prejuízos aos produtores. Na maioria das vezes a doença surge em forma de surtos, prejudicando todo o rebanho e não um único animal.

O gado leiteiro costuma ser mais acometido pela tristeza parasitária do que o gado de corte. Por isso os produtores devem ficar atentos aos sintomas. Os sinais clínicos são apatia, anorexia, emagrecimento, pelos arrepiados, coração acelerado, respiração acelerada, ausência de ruminação, quebra de leite, anemia, icterícia e febre.

O controle integrado do carrapato é a melhor forma de combater a tristeza parasitária porque os rebanhos não podem ficar totalmente livres desses parasitas, uma vez que eles funcionam como uma espécie de vacina natural, ajudando o animal a desenvolver resistência contra a doença. 

Os animais devem ser avaliados constantemente e em caso de suspeita da doença no rebanho o tratamento deve ser feito rapidamente e com ajuda de um especialista.