(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

A água é considerada um dos nutrientes mais importantes para vacas leiteiras e não poderia ser diferente, 87% do volume de 1 litro de leite é composto por água e para cada litro de leite produzido há um consumo correspondente de 2 a 4 litros de água, podendo dobrar no verão. Por isso a água não pode faltar no pasto e nem na sala de ordenha e de alimentação do animal.

Você sabe quanta água uma vaca ingere por dia?

Segundo estudos, a quantidade de água que o animal deve ingerir por dia depende da produção, do peso do animal e também do clima. Também é preciso levar em conta a dieta alimentar. Se o alimento é mais úmido, o animal consome menos água e se for mais seco, mais água ele vai beber.

Com tantas variantes fica difícil saber exatamente quanto uma vaca leiteira consome de água por dia. Mas os cálculos confirmam que uma vaca produzindo 30 kg/dia vai consumir no mínimo 72 litros de água. Mas esse número pode chegar a 138 litros de água.

O importante é não deixar o animal sem água e instalar bebedouros na saída da ordenha e a 15 metros dos cochos de alimentação.

Fique atento e forneça água limpa e sempre de qualidade à vontade para os animais. Assim você estará garantindo uma produção maior e melhor.