(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

Para ter uma alta produtividade de leite, os animais querem sombra e água fresca além de acomodações e alimentação adequadas. Vacas confortáveis produzem mais e isso é fato.

Segundo os especialistas, as situações vividas pelos animais no dia a dia refletem diretamente na produção. Um ambiente agradável com certeza vai fazer com que as vacas produzam mais leite.

Aspectos simples, como oferecer acomodações, alimentação, água e sombra de maneira adequada podem deixar animais mais saudáveis e aumentar a produtividade. A pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Maria de Fátima Ávila Pires, chama a atenção que os novos modelos de desenvolvimento da pecuária têm como prioridade o conforto e o bem-estar dos animais.

É preciso levar em conta o comportamento natural dos animais para definir o manejo correto. Animais estressados produzem menos.

Alguns períodos são mais importantes para redobrar a atenção com o conforto das vacas. Nos primeiros meses de vida são quando elas estão mais suscetíveis a doenças. O final da gestação e o início da lactação até o pico da produção é um período em que ocorrem muitas e grandes transformações. O período pós-parto, em que a vaca se recupera para a próxima reprodução.

Fique atento a esses períodos e trate seu animal com carinho. O resultado poderá ser visto na produção de leite, que com certeza vai aumentar e ter mais qualidade.