(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

O Governo do Paraná começou no dia primeiro de maio a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Até o dia 31 de maio a previsão é vacina 4 milhões e 250 mil cabeças de animais jovens, o que corresponde a 45% do rebanho atual do estado.
Apesar de o estado ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como Área Livre da Febre Aftosa a vacinação é obrigatória. A imunização tem validade de um ano. 
Na segunda etapa da campanha, que será realizada em novembro, 100% do rebanho deve ser vacinado. E maio apenas os animais jovens recebem a vacina porque o animal mais novo recebeu poucas vacinas. O rebanho total do Paraná, entre animais jovens e adultos é de 9 milhões e 400 mil cabeças. 
O produtor rural deve efetivar a compra do medicamento e fazer a aplicação e a comprovação da vacinação do rebanho. Para facilitar o processo de comprovação da vacina, que é obrigatório a todos os produtores, a Adapar oferece o sistema on-line de cadastro. O produtor que preferir o método tradicional poderá fazer a comprovação da vacinação do rebanho nas unidades locais de Sanidade Agropecuária, distribuídas pelo Estado. 

Quem não vacinar ou não comprovar a vacinação por meio de nota fiscal de compra da vacina será multado em 112 reais por cabeça não vacinada.