(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

Em novembro é realizada a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. No Paraná, o governo estadual decidiu adiar os planos de retirar a vacinação  e vai manter a campanha este ano. O estado quer alcançar o status de Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação. Mas ainda é preciso cautela.

Atualmente o Paraná é uma Área Livre de Febre Aftosa Com Vacinação, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE. Encontram-se nesta mesma condição sanitária outros 23 estados e o Distrito Federal.

A vacinação é a forma mais eficiente de prevenção e erradicação da febre aftosa. As campanhas de vacinação ocorrem a cada seis meses. Devem ser vacinados agora em novembro todos os bovinos e búfalos, inclusive os bezerros com poucos dias de vida. Diferente da primeira etapa da campanha realizada em maio, quando foram vacinados animais com idade até 24 meses.

A vacinação e sua comprovação são obrigatórias. A comprovação deve ser feita até o dia 30 de novembro nas unidades sanitárias da ADAPAR – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.