(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

A segunda etapa anual da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 30 de novembro. No Paraná a meta é vacinar 100% do rebanho bovino e de búfalos de todas as idades. São 9,15 milhões de cabeças.

A campanha teve início no dia primeiro de novembro. As vacinas estão disponíveis no mercado e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, recomenda para que a vacinação e a comprovação sejam feitas dentro do prazo.

Segundo a Adapar os produtores têm duas opções para comprovar a vacinação. Eles podem preencher o comprovante de vacinação, relacionando a quantidade de animais existentes na propriedade e de animais vacinados, por sexo e idade. Esse comprovante deve ser entregue nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária da Adapar. A outra opção é online através do endereço eletrônico www.adapar.pr.gov.br.

A Adapar faz um alerta aos produtores  que não fizerem  a vacinação. Eles  serão autuados e poderão receber multa. A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda e causa grandes prejuízos na exploração da pecuária. Basta apenas um foco da doença para ocorrer restrição ao mercado internacional e até nacional. As consequências para a economia do país serão graves caso ocorram focos da doença, por isso os produtores devem ter a consciência de fazer a vacinação.