(45) 3277 2722 // 3252 5991
Avenida Egydio Geronymo Munaretto, 3601
Jd. Panorama - CEP 85910-320 - Toledo - PR

Com certeza você já deve ter comido aquele queijo no espeto servido principalmente no Nordeste do Brasil, não é mesmo? Esse é o famoso queijo coalho ou queijo de coalho. Um tipo de queijo produzido por fermentação e coagulação. Os maiores produtores são os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Esse queijo é fabricado no Brasil há mais de 150 anos. Segundo os historiadores sua origem está relacionada ao matulão, bolsa feita do estômago de animais em que os viajantes acondicionavam o leite. Como as viagens eram longas, o leite coagulava e originava uma massa que acabou dando origem ao queijo coalho.

Esse queijo, além de consumido puro, pode ser consumido em forma de petiscos, em espetinhos e é utilizado em inúmeros pratos tradicionais no Nordeste do Brasil, como no Baião-de-dois.

Nas praias do Nordeste é comum ver os vendedores ambulantes servindo o queijo coalho assado. Em várias cidades do Brasil é possível encontrar o espetinho de queijo coalho pronto em supermercados. É só levar pra casa e assar na churrasqueira ou forno.

É uma delícia!